segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Notícas do MTur

OLÁ Pessoal!
Notícas novinhas do Ministério do Turismo sobre nossa atividade.
Como vocês sabem a prova ENADE é elaborada pelo Governo Federal, então é bom ficar bastante atento em relação ao que o Governo está fazendo.

Sucesso!!
Comissão ENADE



Operadora britânica cria catálogo exclusivo para o Brasil

Evento de lançamento apresentou destinos brasileiros e novos pacotes turísticos para profissionais do setor e a imprensa do Reino Unido.
O lançamento do novo catálogo exclusivo sobre o Brasil, da operadora britânica Steamond Travel, ocorreu na terça-feira (11/8), em Londres, e contou com o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
“O novo catálogo Steamond Journeys é o único no Reino Unido dedicado exclusivamente ao Brasil. E com o apoio da operadora conseguiremos aumentar as vendas e emitir mais turistas britânicos para o País”, afirmou o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo no Reino Unido e Irlanda, Glauco Fuzinatto. Na ocasião, ele apresentou as principais ações e resultados da Embratur para a divulgação do Brasil, seguido por um coquetel com atrações culturais brasileiras e distribuição de materiais promocionais com a Marca Brasil.
Agentes de viagem, imprensa e clientes da operadora tiveram a oportunidade de saber mais a respeito dos destinos promovidos no catálogo como São Paulo, Foz do Iguaçu, Salvador, Rio de Janeiro e Manaus.
A operadora, com 33 anos de experiência no mercado turístico, é especialista em América Latina. Anteriormente, comercializava apenas voos para o Brasil, porém com o auxílio do novo catálogo, pacotes turísticos também passaram a ser ofertados.
Acesse o catálogo no sitewww.steamondjourneys.com
ASCOM
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do MTurimprensa@turismo.gov.br(61) 3321-7055

Ecoturismo e Turismo de Aventura em alta no Brasil
O Ministério do Turismo (MTur) atua para que o segmento se consolide como atividade segura para turistas no País

Autor: Marcelo Skaf
Rappel e muita natureza para turistas brasileiros e estrangeiros
Caminhar em ambientes naturais, desbravar corredeiras em botes infláveis, aventurar-se por cavernas e águas cristalinas, desfrutar tudo o que a natureza pode oferecer de forma sustentável e consciente. Eis as atividades que cada vez mais ganham o gosto popular. Durante o 4° Salão do Turismo, realizado em julho, das 1,7 mil pessoas entrevistadas, 34,3% apontaram o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como atividades para suas próximas viagens, atrás apenas do Turismo de Sol e Praia com 52,1%. O segmento, que ano passado apresentou lucro nacional de R$ 490 milhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), estrutura-se no país e ganha visibilidade internacional. Este ano, o Brasil foi eleito pela National Geographic Adventure como destino Best of Adventure 2009.O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Abeta, por meio do programa Aventura Segura, atua para que o segmento se consolide no país como atividade segura para turistas brasileiros e estrangeiros. Hoje, o programa conta com 4,84 mil pessoas qualificadas em 16 destinos turísticos de 13 estados brasileiros por meio de cursos de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor, Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para Voluntários do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento.O programa, que envolve mais de 100 municípios, conta, ainda, com a participação de 480 empresas. Ligados ao Aventura Segura, foram criados também 13 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento. Hoje, o Turismo de Aventura tem 24 Normas Técnicas criadas e publicadas no âmbito da ABNT. “Isso mostra que o segmento está se organizando e profissionalizando. Tudo, para que o turista tenha uma diversão segura e sem contratempos”, ressalta o coordenador-geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão.Benefício para o turismo, o empresário e o condutorHá mais de 10 anos como condutor nos Lençóis Maranhenses, Adriano Garcia, da Maracá Turismo, vê no dia-a-dia o avanço do programa. “Antigamente, não tínhamos a organização que temos hoje. Agora, nos preocupamos com tudo: carro bem ajeitado, manutenção, step, tudo para evitar dar problema.”Thiago Sardá, diretor de planejamento da operadora Tartarugas, em Florianópolis (SC), chama a atenção para o impacto mercadológico de algumas ações como o apoio dado às empresas para a implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e para certificação: “Isso traz mais benefícios como competitividade, novos mercados e clientes”.Já para Eduardo Cunha, proprietário da Amazon Tree Climbing, empresa de Manaus (AM), o trabalho desenvolvido pela Abeta e as ações do programa transformaram o cenário de aventura da região. “Depois desta mobilização, muita coisa mudou na nossa empresa. Amadurecemos nosso pensamento, estratégias. Ou seja, adquirimos mais maturidade profissional. A empresa está em outro patamar, mais evoluído, é claro”, comenta. Maior encontro de Ecoturismo e Turismo de Aventura da América LatinaEntre os dias 10 e 13 de setembro, será realizado o Abeta Summit – maior encontro de Ecoturismo e Turismo de Aventura da América Latina –, promovido pela Abeta em parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Com o tema Aprenda-Inove-Venda, a edição de 2009 traz ao Brasil as principais lideranças mundiais do mercado de Turismo de Aventura. Este ano, estima-se um aumento de 25% no número de operadoras internacionais para o Encontro de Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.abeta.com.br/summit
ASCOM

Experiências únicas ao turista
Projeto Economia da Experiência apóia micro e pequenos empresários na formatação de produtos diferenciados para o turista


Brasília (31/07) – Vivenciar diferentes experiências e realizar um desejo. Não só observar, mas também participar. Transformar produtos e serviços turísticos em experiências únicas. Essa é a proposta do projeto Economia da Experiência do Ministério do Turismo (MTur), que desde 2006, com o piloto na região da Uva e Vinho (RS), apóia micro e pequenos empreendedores na formatação e oferta de produtos diferenciados aos turistas.Quem visita a região da Uva e Vinho (RS) – Caxias do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Cotiporã, Vila Flores e Nova Prata – não volta para casa sem levar um bom vinho na bagagem, seja para presentear uma pessoa querida ou até mesmo para recordar o gostinho da região. Mas que tal não só comprar, mas também participar do processo de produção do vinho? Sim, isso é possível. Na Festa da Vindima na Casa Valduga – renomada vinícola brasileira – em Bento Gonçalves (RS), o turista coloca a mão na massa. Depois de tomar o colazione – típico café da manhã servido antes da colheita - o visitante, vestido de avental e chapéu, segue para colheita da uva ao som de coral típico italiano. Uvas colhidas, pausa para o almoço italiano e demonstração do processo de produção do vinho, ocasião na qual o turista é convidado a esmagar as uvas com os pés. O dia termina com jantar e show de música típica italiana.Esse é um dos produtos inovadores implantados pelo estabelecimento participante do piloto do Economia da Experiência na região da Uva e Vinho (RS). O projeto está em fase de implementação em Belém (PA), Petrópolis (RJ), Costa do Descobrimento (BA) e Bonito (MS). Em Petrópolis, com a temática “O Império”, o projeto contempla hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e fornecedores.Para Mariana Ferraz, 27 anos, formada em turismo e administradora da Pousada Paraíso, em Petrópolis, a participação no projeto tem sido muito proveitosa e interessante. “A primeira coisa que o Economia da Experiência proporcionou foi uma maior aproximação entre os empresários da cidade. Estamos nos conhecendo melhor - tanto o empresário quanto a empresa -, o que permite uma união e até mesmo uma discussão de problemas e assuntos que afetam a todos”, relata.Ferraz conta que a pousada surgiu da idéia de seus pais em ter um sítio de fim de semana em Petrópolis. Aos poucos, a infra-estrutura foi sendo incrementada e o sítio virou uma pousada com atrações integradas à natureza. “Recebemos todos os hóspedes com muito carinho e atenção, como se realmente estivéssemos recebendo visitas de amigos em nossa casa. Isso é bastante prazeroso para ambas as partes. Muitos hóspedes retornam à pousada e tornam-se nossos amigos mesmo”, conta.Segundo a coordenadora-geral de Produtos Associados ao Turismo do MTur, Ana Cristina Albuquerque, as experiências que os visitantes podem desfrutar passam a orientar a estruturação do produto turístico. “Os componentes emocionais e a singularidade das vivências são valores que formam o diferencial competitivo das regiões contempladas pelo projeto. O conteúdo cultural é amplamente utilizado como fonte de inspiração para criar atrações únicas e nisto o Brasil é imbatível”, ressalta.Por intuição, a administradora da pousada já trabalhava alguns conceitos do Economia da Experiência ao proporcionar atividades diferenciadas aos hóspedes. “O projeto tem contribuído muito para nosso desenvolvimento, pois nos dá uma visão mais profissional de algo que sempre fizemos por intuição: demonstrar através de conceitos e estudos o quão importante e singular é a arte de bem receber”, declara.Além disso, Ferraz acredita que o projeto irá contribuir para o turismo local, sendo capaz de causar uma "revolução" nas pessoas e empresas que estiverem realmente engajadas e envolvidas. “É algo novo e totalmente atual. Com a correria do dia-a-dia, as pessoas estão cada vez mais em busca de algo real, com calor humano e com sentimentos bons e essa é a proposta do projeto”, conclui.O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae) sob a gestão do Instituto Marca Brasil. Para mais informações sobre o projeto e o piloto na região da Uva e Vinho acesse http://www.sindiregiao.com.br/pee/site.html.
ASCOM

Projeto Olá, turista! capacitará 80 mil profissionais da cadeia turística
Cursos de inglês e espanhol serão ministrados à distância e prepararão brasileiros para trabalhar durante a Copa 2014


O Ministério do Turismo (MTur) deu início à preparação do time que receberá os turistas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014. A partir de 21 de agosto, 500 profissionais ligados ao setor participarão de cursos gratuitos de inglês. Trata-se da experiência-piloto do programa Olá, turista!, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, que capacitará cerca de 80 mil pessoas até o Mundial. O investimento do governo federal no programa é de R$ 13,92 milhões. A fase piloto do projeto será realizada no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). Até dezembro, 250 profissionais de cada capital participarão dos cursos de inglês oferecidos gratuitamente pelo site www.olaturista.org.br/. A partir de 2010, as vagas para os cursos de línguas serão distribuídas em cidades do Rio de Janeiro, da Bahia e do Amazonas. Segundo Regina Cavalcante, diretora de Qualificação, Certificação e de Produção Associada ao Turismo do MTur, a escolha dos estados teve motivo certo. “Procuramos escolher diferentes regiões do País que fossem importantes portões de entrada de turistas estrangeiros.”.Os cursos serão à distância, online. O acesso poderá ser feito a qualquer hora pelos alunos, dando flexibilidade aos horários de estudo. Além disso, os municípios contemplados terão salas de conexão, equipadas com recursos multimídia e acesso à internet. Nessas salas, os alunos poderão acessar a escola virtual com o apoio de monitores. Elas permitirão também a interação entre os alunos para que troquem informações e experiências.Os beneficiados serão recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, guias de turismo, artesãos, policiais e outros profissionais da cadeia que trabalhem em contato direto com o público, como o garçom Francisco Mesquita: “Posso dizer que me viro no inglês e no espanhol, mas venderia mais se soubesse falar corretamente as línguas. Com certeza, o curso vai me ajudar muito no trabalho. Por isso será muito importante para mim”. As inscrições para o piloto já foram fechadas, mas a partir de 1º de setembro as entidades interessadas devem se cadastrar no site do projeto para o preenchimento das vagas de 2010. Os municípios atendidos Rio de Janeiro serão a capital, Búzios, Paraty, Petrópolis e Angra dos Reis. Na Bahia, Salvador, Lençóis, Porto Seguro, Maraú e Mata de São João. E no Amazonas, Manaus, Barcelos e Parintins. Vale lembrar que para participar dos cursos é preciso fazer parte de uma entidade ligada ao turismo. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas, preferencialmente com o ensino fundamental concluído e/ou microempresários autônomos, que exerçam atividades ligadas direta ou indiretamente ao turismo.
ASCOM

Um comentário:

Anônimo disse...

professora os textos estão muito grandes. a formatação também está feia. não tem como melhorar não?